Quem Somos

Fundação

some alt text

Um conjunto de associados da APSS, Associação Portuguesa da Segurança Social, organização não-governamental que se dedica ao estudo e à investigação da problemática da Segurança Social, decidiu criar, em 1993, uma Fundação de Solidariedade Social que homenageasse o Dr. António Silva Leal, professor e investigador social, personalidade que presidiu à comissão organizadora e foi o primeiro presidente daquela Associação de Utilidade Pública Nacional que havia falecido recentemente. Esta Fundação acabou assim por receber o nome daquele eminente catedrático e cientista que a APSS quis homenagear.

Assim, em Janeiro de 1993 nasce a Fundação António Silva Leal, FASL, uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Esta instituição, definiu objectivos e adoptou um modelo estratégico de desenvolvimento que não são comuns nas IPSS, tendo identificado como área geográfica de intervenção todo o território nacional através de uma estratégia de diversificação, relativamente às suas actividades de acção social.

Sediada em Lisboa, a Fundação António Silva Leal detém equipamento a nível nacional, nomeadamente, em Albufeira, Faro, Guia, Sintra, Leiria e Lisboa. Actua ao nível da acção social nas áreas de protecção da infância, juventude, adultos e idosos em situação de risco ou de desintegração e exclusão social, população deficiente e famílias em situação vulnerável, tendo sempre como principal preocupação em linha de conta a prestação de cuidados e apoio solidário aos mais desfavorecidos.

É esta a sua razão de ser, a principal acção desenvolvida e a desenvolver.